Pular para o conteúdo principal

Protocolo Híbrido Automação Residencial

Protocolos Híbridos

Descrição dos protocolos de Automação


Protocolos de automação híbridos


Sistemas que usam mais de um meio físico para estabelecer comunicação entre as cargas e os acionamentos, usando como principal meio os cabos de pares trançados, redes powerlines e rádio (RF).
A comunicação pode ocorrer tanto “peer to peer” (ponto a ponto) ou “Mesh” formando assim dois caminhos entre os “nós” da rede.

O protocolo CEBus recebeu esse nome devido a formação de um comitê em 1984, em que a antiga EIA (Electronic Industries Assotiation), hoje chamada de de CEA (Consumer Electronics Assotiation) para definir um ambicioso padrão para interconectar todos os dispositivos dentro de uma residência.

Os meios de comunicação escolhidos foram os cabos coaxiais, cabos pares trançados, cabos de fibra óptica, powerline, rádio, infravermelho e áudio e vídeo.
O comitê escolheu a tecnologia Intellon que é baseada em uma combinação powerline e rádio, utilizando a tecnologia de espelhamento espectral (spread spectrum) muito inovador para época, em 1994 os membros da EIA publicaram o padrão CEBus sob a designação, mas sua complexidade acabou não sendo muito aceita no mercado.


Insteon

Desenvolvido em 2001 pela “Smartlabs Inc” utilizando a tecnologias combinadas de powerline e rádio se desenvolvimento esteve baseado a fabricação de equipamentos de baixo custo e que possibilitassem uma melhor aceitação no mercado.
O Insteon procurou resolver os problemas de sinalização em redes exclusivamente baseadas em powerline, utilizando uma tecnologia de topologia de rede denominada dual mesh (malha dupla) do qual os dispositivos podem se comunicar tanto utilizando powerline ou rádio.


O LonWorks é uma tecnologia de redes desenvolvida em 1988 pela empresa americana Echelon, Inc, tendo se desenvolvimento baseado em automação industrial e predial, constituido de uma rede de alto desempenho, utiliza roteadores e repetidores para não gerar o looping de menssagens, comum em redes de roteamento.
A sua complexidade atende as sete camadas do modelo OSI (Open Systems Interconecction) utilizando as camadas físicas como os cabos coaxiais, cabos pares trançados, cabos de fibra óptica, powerline, rádio, infravermelho, além de prever comunicações via rádio.


Associação de conhecimento e experiência obtidos pelas tecnologias:
European Installation Bus (EIB)
European Home Systems (EHS)
BatiBUS
A especificação do protocolo KNX foi publicada em 2012 garantindo que produtos e fabricantes diferentes funcionem e se comuniquem uns com os outros, elevando assim o nível de flexibilidade na expansão e modificação das instalações
O KNX é uma norma aberta, internacional e dedicada a domótica, por isso adotada por diversos órgãos normativos, sendo eles:

Norma internacional: ISO/IEC 1543-3 em 2006
Normas Europeias: CENELEC EN 50090 em 2003 E CEN EN 13321-1 e EN13332-2 (KNXnet/IP) Em 2006
Norma Chinesa: SAC GB/Z 20965 em 2007
Norma americana ANSI/ASHRAE 135 em 2005

Suporta vários tipos de meio físico, com um ou dois modos de combinação e configurações, sendo seus meios fisicos padronizados:
 Cabos de par trançado (KNX TP)
Powerline (KNX PL)
Radiofrequência (KNX RF)
IP/Ethernet (KNX IP)

Fontes:

Postagens mais visitadas deste blog

Fluxograma Automação Residencial

Fluxograma Automação Residencial Sequência lógica operacional na Automação Residencial A figura abaixo ilustra o processo de elaboração para se começar um projeto de integração de níveis, iniciais, médios e completos. Fluxograma Funcional Automação Residencial  Através dos pontos de elaborados no projeto podemos tomar diretrizes com relação a automação a ser adquirida. Todo processo envolve Engenheiros, Arquitetos, integradores e o cliente final.  Os processos contidos no projeto são fundamentais para o desenvolvimento e finalização da obra, ficando a parte final de integração e configuração e afinidade com o cliente final. Fontes: Protocolos http://www.hgtv.com/remodel/mechanical-systems/11-smart-apps-for-your-home http://www.em.ufop.br/cecau/monografias/2009/Glayson%20Paraiso%20Macedo.pdf    full-width

Opções para Reiniciar Tvs SAMSUNG

Como reiniciar as TVs Samsung Existem dois procedimentos: 1 - Veja o vídeo 2 - Configurações   Se esse método não funcionar tente o próximo passo. Para reiniciar uma TV Samsung, você pode seguir os seguintes passos: Ligue a sua TV e pressione o botão Início no controle remoto. Navegue até Configurações. Selecione Geral > Restablecer. Insira um número de 4 dígitos na tela do PIN. Outras opções para reiniciar a TV incluem: Mantenha pressionado o botão de ligar do controle remoto Samsung por cerca de 5 segundos. A TV se desligará. Após alguns momentos, o logotipo da Samsung aparecerá e a TV ligará novamente. Use o menu de serviço. Coloque a TV em modo de espera e pressione Silenciar 1 8 2 Ligado no controle remoto. Selecione Reiniciar e pressione ↵ Enter. Ligue a TV novamente. Por favor, note que o menu e os recursos podem variar dependendo do modelo da sua TV. Se a sua TV Samsung não ligar, você pode tentar atualizar o software da TV.  Talvez, o seu televisor esteja desatualizado e e

Como Espelhar a Tela do Celular na Tv

 Espelhando a tela do Smartphone Existem várias maneiras de espelhar a tela do seu celular na TV, dependendo do tipo de celular e TV que você possui. Aqui estão algumas das maneiras mais comuns: Transmissão por apps : Muitos aplicativos de streaming permitem conectar e transmitir o conteúdo por Wi-Fi do celular para a TV — você só precisa verificar se ambos os dispositivos estão conectados à mesma rede. Para conectar, siga estes passos: Procure por um ícone de tela com três arcos; Com a TV ligada, procure pelo dispositivo; Comece a controlar após o pareamento. AirPlay : O AirPlay é o protocolo da Apple para transmissão de dados entre os dispositivos da empresa. É possível usar a função para transmitir a tela do iPhone e conteúdos de mídia para um Apple TV ou smart TV compatível com a tecnologia. Para usar, siga as etapas: Abra a Central de Controle do iPhone; Toque no ícone de espelhamento, sinalizado com dois retângulos; Encontre o dispositivo próximo e conecte. Smart View : O protoco